david ausubel
Dados Biograficos:
David Paul Ausubel nasceu em 25 de outubro de 1918 no Brooklyn, New York, USA,
Filho de família pobre, imigrante da Europa Central. Estudou medicina e psicologia na Universidade da Pensilvânia.
Estudou na Universidade de Columbia e obteve seu doutorado em Psicologia do Desenvolvimento.
Foi Diretor do Departamento de Psicologia Educacional pela Universidade de Nova York, onde trabalhou até a aposentadoria, em 1975.
Em 1976, ele foi homenageado pela Associação Psicológica Americana pela sua contribuição à psicologia da educação.
Mais tarde, ele retornou a sua prática como um psiquiatra da Criança Centro Psiquiátrico Rockland.
Faleceu em 09 de julho de 2008, aos 90 anos.
Revelado os estudos mais importantes nos anos 60, em obras como: Psicologia aprendizagem significativa verbal (1963) e Psicologia da Educação: uma perspectiva cognitiva (1968)
Destacou-se nas áreas de psicologia do desenvolvimento, psicologia educacional, psicopatologia e desenvolvimento do ego.
Seu interesse pela forma como ocorre a aprendizagem é resultado do sofrimento que ele passou nas escolas norte-americanas, revoltado contra os castigos e humilhações. Afirmava que a educação era violenta e reacionária, relatando um dos episódios que o marcou profundamente nesse período:
"Escandalizou-se com um palavrão que eu, patife de seis anos, empreguei certo dia. Com sabão de lixivia lavou-me a boca. Submeti-me. Fiquei de pé num canto o dia inteiro, para servir de escarmento a uma classe de cinquenta meninos assustados (…)". Para ele, "A escola é um cárcere para meninos. O crime de todos é a pouca idade e por isso os carcereiros lhes dão castigos."