DataWarehouse
Data warehouse é um depósito de dados digitais que serve para recolher informações de uma empresa para que essa possa controlar melhor um determinado processo, disponibilizando uma maior flexibilidade nas pesquisas e nas informações que necessitam, criando e organizando relatórios através de históricos que são depois usados para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.
O Datawarehouse é um meio de organização de dados que resulta num modelo estruturado. Visa pela precisão e qualidade dos dados, por conta disso, maior complexidade na consolidação destes dados. É gerado a partir de um processo que é demorado e que conceitualmente fornece informações de passado, até o dia de ontem (d-1). O modelo de um datawarehouse não é volátil, é construído para atender uma forma pré-determinada.
Além de manter um histórico de informações, o Data Warehouse cria padrões melhorando os dados analisados de todos os sistemas, corrigindo os erros e restruturando os dados sem afetar o sistema de operação, apresentando somente um modelo final e organizado para a análise.
Vantagens e desvantagens do data warehouse
Algumas das principais vantagens do data warehouse são:
Inconsistências são identificadas e solucionadas antes dos dados serem carregados, o que facilita a execução da análise e de relatórios;
Contribuem para o processo de tomar decisões, através de relatórios de tendências, de exceção e relatórios que revelam os objetivos versus desempenho real.
O data warehouse também tem algumas desvantagens, entre as quais:
Complexidade de desenvolvimento; tempo de desenvolvimento; alto custo de desenvolvimento , administração e treinamento;
Armazenamento
Um Data Warehouse pode armazenar grandes quantidades de informação, às vezes divididas em unidades lógicas menores que são chamadas de Data Marts. O esquema de dados mais utilizado é o ‘’Star Schema’’ (Esquema Estrela), também conhecido como Modelagem Multidimensional. Apesar