Datas e acontecimentos geológicos desde a origem do planeta Terra
4560 Ma – Uma densa nuvem de gás e poeira se contraiu e constituiu o Sol. Outras partes dessa nuvem formaram partículas sólidas de gelo e rocha, que se uniram e deram origem aos outros planetas.
4510 Ma – A temperatura de perto chega a 12.000°C. Não existe ar, somente Dióxido de Carbono, Hidrogênio e vapor d’água. A aparência é de uma esfera de magma em ebulição, um oceano infinito de larvas de fogo. O jovem planeta chamado TEIA, que tem mais ou menos o mesmo tamanho de marte vem em direção da terra em uma velocidade de 15 km/s e ao se chocar provoca uma onda de explosão que percorre o planeta. São lançados trilhões de toneladas de detritos no espaço. Esses atritos ao longo de mil anos são transformados em um anel de poeira e rochas quentes com esfera de 3.000 km de diâmetro. É o surgimento da lua. Nessa época, o dia durava apenas seis horas, devido à alta velocidade de rotação da terra, e a lua ficava a 22.000 km de distancia do nosso planeta.
4470 Ma -
4400 Ma – a radioatividade das rochas fez com que a Terra recém-consolidada derretesse. O ferro e o níquel se fundiram, formando o núcleo da Terra, enquanto na superfície flutuavam oceanos de rocha incandescente.
4000 Ma – a crosta terrestre começou a adquirir forma. No princípio, havia grande número de pequenas plaquetas sólidas, que flutuavam na rocha fundida.
3800 Ma – com o passar de milhões de anos, a crosta terrestre se tornou mais espessa, e os vulcões entraram em erupção e começaram a emitir gases, que formaram a atmosfera. O vapor d’água se condensou, constituindo os oceanos. Os primeiros seres vivos que existiram na face da Terra datam de 3,8 bilhões de anos, e os cientistas os chamam de estromatolitos.
3500 Ma – a maior parte da crosta terrestre já estava formada, mas a configuração dos continentes era muito diferente da atual. As rochas mais antigas da Terra datam do período imediatamente anterior a esse.
3000 Ma -
2500 Ma -
2450-2200 Ma -