Database
Partindo da premissa de Kotller que os profissionais de marketing tem que conhecer seus clientes, falaremos sobre o Database.
Database é um banco de dados com maior número possível de informações que visa realizar ações junto ao cliente, sempre com intuito de criar um relacionamento com ele. Essas informações são coletadas a partir do relacionamento do cliente com a empresa. Podemos conseguir estas informações em relatórios de vendas, logística, estoque, emissão de faturas, telemarketing, devendo ser observados dados demográficos* e psicográficos*, entre outras informações que a empresa considerar útil.
*Dados demográficos-Idade renda, membros da família, data de aniversário, etc...
*Dados Psicográficos – Atividades, opiniões, interesses, etc...
De acordo com Kotler as empresas usam o banco de dados em cinco situações;
[...]1 - Para identificar clientes potenciais;
2 - Para decidir que cliente deve receber uma oferta em particular; 3 - Para intensificar a fidelidade do cliente; 4 - Para reativar a compra do cliente; 5 - Para evitar erros sérios com o cliente. [...]
(KOTLER E KELLER, 2006, p. 162 e 163).
Iremos introduzir estratégias de marketing de relacionamento em uma empresa existente no mercado, do ramo de lingerie, a empresa se chama Boob´s é uma empresa de uma empreendedora individual (EI) chamada Ana Theodora Machado Telles EI.
Por ser uma empreendedora individual trabalha com sistema porta – porta, a elaboração de estratégias que venha a fidelizar suas já clientes e