Data o Absoluta e Relativa
No século XVII concluiu-se que os sedimentos se dispõem em estratos horizontais e que os mais recentes se depositam por cima dos mais antigos. Princípio da horizontalidade original
Absoluta GEOISTÓRIA
Datação
Relativa Ciência que estuda a Terra
Datação Relativa o estrato verde é mais recente que o estrato amarelo e mais antigo que o estrato laranja.
A datação relativa baseia-se na aplicação de alguns princípios: - Princípio da horizontalidade original; - Princípio da sobreposição dos estratos; - Princípio da interseção; - Princípio da identidade paleontológica.
Princípio da horizontalidade original Os sedimentos dispõem-se em estratos horizontais.
Princípio da sobreposição dos estratos Estabelece que numa sequência não deformada de estratos, uma camada de sedimentos é mais recente do que a que está por baixo e mais antiga do que a que se situa por cima.
Princípio da interseção Qualquer estrutura geológica que corte outra é de formação posterior.
Princípio da identidade paleontológica Partindo do princípio que estratos com o mesmo conjunto de fósseis de idade têm a mesma idade, podemos, então, concluir que estratos de rochas sedimentares, localizados em zonas por vezes muito distantes entre si e que apresentam o mesmo tipo de fósseis, são estratos que se formaram na mesma idade geológica.
Situações em que não se aplica o princípio da sobreposição dos estratos 1º Situação Dobra deitada 2º Situação Falha
Datação Absoluta
A datação absoluta baseia-se em métodos radiométricos. Quando se determina a idade absoluta das rochas entramos na Geocronologia e a escala usada é o milhão de anos 1 000 000 de anos = 1 M. a..
GEO CRONO LOGIA
Extinções em Massa
As extinções em massa são quando desaparecem todos os indivíduos de uma certa espécie, ou