Data E Local
-Data e Local : A Revolta de Manuel Congo, em 1828, no município de Paty do Alferes, Rio de Janeiro.
-Justificativa do nome da revolta: O nome da Revolta é “Revolta de Manoel Congo que foi dado graças ao nome do revolucionário Manoel Congo.
-Governante do Brasil na Época da revolta: D. Pedro I
-Lideres: Manoel Congo
-Lados envolvidos: Basicamente os escravos e seus senhores( Manuel Francisco Xavier que era casado com Francisca Elisa Xavier), mas depois de um tempo a Guarda Nacional resolveu intervir para caçar os fugitivos. As forças militares foram lideradas por Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias, que em 11 de novembro conseguiu capturar a maioria dos escravos, sendo que alguns foram mortos.
-Classe social dos envolvidos: Os lideres e pessoas que participaram da revolta eram escravos, consequentemente eles eram pobres, mas os senhores de escravo eram ricos e possuíam três fazendas em Paty do Alferes: Freguesia, Maravilha e Santa Tereza, além do sítio da Cachoeira.
-Causas: O motivo do levante contra o fazendeiro teria tido origem após a morte do escravo Camilo Sapateiro pelo capataz de uma de suas fazendas. Indignados com o assassinato do companheiro de cativeiro, os escravos liderados pelo também escravo e ferreiro Manoel Congo resolveram protestar junto ao latifundiário, que prometeu tomar providências.
-Objetivos: Que não acontecessem mais casos como o do Camilo Sapateiro, e que a injustiça nas senzalas acabasse.
-Desenrolar dos acontecimentos: Os escravos indignados com a morte de Camilo Sapateiro, resolveram protestar junto ao latifundiário, que prometeu tomar providências, tais providencias que nunca foram tomadas. O não cumprimento da promessa deixou ainda mais indignados os escravos. Como o senhor não tomou providências, os escravos mataram o capataz. Após essa ação, os escravos fugiram. A fuga em massa de cerca de 200 escravos ocorreu em duas fazendas do capitão-mor, entre os dias 06 e 10 de novembro de 1838.