Data Center
Um Centro de Processamento de Dados (Sigla: CPD), é o local onde são concentrados os computadores e sistemas confiáveis (software) responsáveis pelo processamento de dados de uma empresa ou organização. Também chamado de data center.
Normalmente projetados para serem extremamente seguros, contam com sistemas de última geração para extinção de incêndios, acesso controlado por cartões eletrônicos e/ou biometria, monitoramento 24×7, ar-condicionados de precisão, geradores de energia de grande capacidade e UPS (no-breaks) de grande porte para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de falta de energia.
Como surgiu?
Os centros de dados têm suas raízes nas grandes salas de informática das idades iniciais da indústria de computação. Primeiros computadores eram complexas para operar e manter, e exigiu um ambiente especial para o seu funcionamento. Muitos cabos eram necessários para conectar todos os componentes e métodos para acomodar e organizar estes foram criados, como racks padrão para montar equipamentos, pisos elevados, e bandejas de cabos (instalados por cima ou por baixo do piso elevado). Além disso, um único Mainframe necessário uma grande quantidade de energia, e teve que ser resfriado para evitar o superaquecimento. A segurança era importante - os computadores eram caros, e foram muitas vezes utilizados para fins militares. Diretrizes de design básicas para controlar o acesso a sala de informática foram, portanto, inventado.
Durante o boom da indústria de microcomputadores, e especialmente durante a década de 1980 , os computadores começaram a ser implantados em todos os lugares , em muitos casos, com pouco ou nenhum cuidado sobre os requisitos operacionais. No entanto, como a tecnologia da informação (TI) operações começaram a crescer em complexidade , as empresas cresceram conscientes da necessidade de controlar os recursos de TI . Com o advento do Linux e conseqüente proliferação de disponíveis gratuitamente sistemas Unix