dasdddsa

553 palavras 3 páginas
Aluno: Gabriel Kohlhase Gonçalves
RA: 6679405157
Prof(a): Deize Figueiredo

Ligações Químicas: Ligações químicas nada mais são do que a relação átomos, ou seja, dependendo de suas propriedades físico-químicas os mesmos podem ligar-se entre si, podendo elas ser iônicas, metálicas ou covalentes.
Ligação Iônica: A ligação do tipo iônica ocorre devido à atração eletrostática entre os átomos sendo que ambos devem possuir algum tipo de carga elétrica, um carregado positivamente e o outro negativamente. O íon positivo também chamado de cátion atrai o íon negativo conhecido como ânion. Todo tipo de ligação iônica deve sempre respeitar a regra do octeto. De acordo com a regra os átomos tendem a se combinar até ficar com a mesma configuração eletrônica de uma gás nobre, 8 elétrons na camada de Valencia, para que ambos os ligantes fiquem estáveis. Por exemplo, o cloreto de sódio que nada mais é do que um sal formado através de uma ligação iônica entre o sódio e o cloro. O sódio por possuir um elétron enquanto o cloro possui sete, ao aproximar ambos os elementos o sódio tende a doar seu elétron e o cloro a receber para que ambos alcancem a estabilidade. Como mostra a figura as baixo:

Figura 1: Exemplo de ligação iônica entre o sódio e o cloro Alem disso todo composto possui uma forma geométrica bem definida, pois cada cátion atrai vários ânions simultaneamente e vice versa.

Figura 2: Geometria de um sal
Ligações metálicas:

Ligações metálicas são ligações que ocorrem entre metais com uma grande eletropositividade (tendência para doar elétrons), são cátions em meio um grande numero de elétrons, que por sua vez ficam livres e movimentam-se livremente. Tal fato explica a alta condutibilidade elétrica e térmica elem de grande resistência e alto ponto de fusão e ebulição. Pelo fato da grande liberdade dos elétrons a ligação metálica não possui uma geometria definida divido ao reticulo cristalino existente ao redor da ligação.

Relacionados