Dary
Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e, portanto, antes da escrita. No entanto, isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.
Arte pré-histórica do Nordeste
NO PIAUÍ
Piauí: São Raimundo Nonato é um município brasileiro do estado do Piauí, distando 576 km de Teresina, capital de lá.O Sítio Arqueológico da Serra da Capivara em São RaimundoNonato, no sul do Piauí, é a área onde existe a maior quantidade de sítios arqueológicos de toda a América. Esse sítio está dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara que foi criado em 1979.OSítio Arqueológico da Serra da Capivara conta hoje com 912 sítios arqueológicos catalogados com esqueletos humanos e 657 pinturas rupestres coloridas. Existem 14 trilhas e 200 sítios pré-históricosabertos ao público.
Na cidade de São Raimundo Nonato está localizado o Museu do Homem Americano, construído em 1986, o qual há várias coisas encontradas das escavações feitas no Sítio Arqueológico da Serrada Capivara.
NO PARÁ
Vestígios da arte rupestre na Amazônia
Em 2003, a pesquisadora Edith Pereira publicou estudos sobre a arte rupestre na Amazônia, principalmente no Pará, que trouxeram informações sobre as origens mais remotas da cultura de nosso país. Diz ela: "Com o intento de alcançar um equilíbrio no conhecimento dos diferentes vestígios deixados pelos grupos pré-históricos, iniciei, em 1988, a pesquisa sobre as pinturas e gravuras rupestres da Amazônia