darren criss
Nascido em São Francisco, Califórnia, Darren Criss tem ascendência filipina e irlandesa. Quando criança, Criss tocava uma variedade de instrumentos, como violino, guitarra, piano, violoncelo, bandolim, baixo e bateria. Ele tocou bateria em uma banda com seu irmão, Chuck, até que Chuck se mudou para Nova York para desenvolver a sua carreira musical (e, posteriormente, participar do grupo de indie rock Freelance Whales).
Criss foi para a Universidade de Michigan, graduando-se em 2009.Teatro[editar | editar código-fonte]
Darren fez sua estréia profissional aos 10 anos, na produção da 42nd Street Moon Fanny, de 1997, no papel de Cesário. No ano seguinte, interpretou Mauro na produção da mesma empresa de Richard Rodgers e Stephen Sondheim no musical Do I Hear a Waltz, seguido por Babes in Arms, em 1999, no qual foi Beauregard Calhoun.
Ele faz parte do grupo de teatro Team StarKid, formado por alunos da Universidade de Michigan. Seus papéis nas peças da Team StarKid incluem Harry Potter, nas paródias A Very Potter Musical e A Very Potter Sequel, musicais virais do Youtube.
Ele começou na televisão com pequenos papéis em nas séries Eastwick e Cold Case.
Em novembro de 2010, Darren entrou para o elenco da série Glee - a partir do sexto episódio da segunda temporada, "Never Been Kissed", como o estudante Blaine Anderson, aluno da fictícia Dalton Academy e vocal principal do glee club da escola.2Darren é creditado como um dos principais compositores para os musicais do Team StarKid, assim como A.J. Holmes e Carlos Valdes. Em julho de 2010, ele lançou um extended play independente, nomeado Human, do qual teve como "Not alone" sua música preferida pelo público. Atualmente, tem contrato