Darrel e a diversidade cultural
SOCIOLOGIA
FÁTIMA APARECIDA DE ALMEIDA SANTOS
MATRÍCULA: 201440764
Segundo o autor Juarez Dayrell, a escola não consegue lidar com a diversidade cultural. Quais os problemas apontados por ele?
A escola não consegue lidar com a diversidade cultural, vê os alunos como um todo em um sistema de homogeneização buscando resultados e conclusões, onde o conhecimento escolar é objeto, é coisa a ser transmitida onde supõe a capacidade igualitária de todos para assimilar sendo verificado pelo sistema de notas e provas.
Com sua proposta de homogeneidade para seus ritmos, estratégias e propostas educativas não há respeito a diversidade, há uma desconsideração do aluno como sujeito de sua história tendendo ao fracasso escolar, motivado por uma única fala, uma única linguagem separando o que está por trás dos muros da instituição, em um completo silêncio ou atitude ausente com relação as manifestações culturais de cada indivíduo.
A escola não poderia ser vista como única, mas também como um lugar de encontro, de convivência, de respeito aos valores do outro que pode influir em comportamento pessoal e transformação social.
Procure relacionar o conceito de disciplina em Foulcault com as afirmações de Dayrell sobre a dimensão espacial da escola.
Para Foulcault, a disciplina funciona como forma de dominação, como organização de espaços, para trazer mansidão, possibilitar manipulação. Podemos relacionar com a escola ao demonstrar seu espaço físico de carteiras enfileiradas, a organização na entrada, fazendo parte do dia-a-dia do aluno, disciplinando sua organização.
Existe um tempo determinado para cada atividade, espaços determinados, tudo rigorosamente organizado para disciplinar facilitando assim a manipulação.
A disciplina faz parte do ambiente escolar com seu “espaço físico rígido , retangular e frio”, normas e regras a serem cumpridas, com muito pouco estímulo a educação, porém com salas de aula que contribuem para a