Danças
De
Ed. Artística
Monte Santo – BA
10.08.2012
Aluno Antônio Vicente Pinheiro Filho.
Série 1º 03, Turno Matutino.
Professor José Augusto.
Disciplina Educação Artística.
- Trabalho de Educação Artística relatando o assunto das ‘Principais Características’ das danças de diversas regiões Brasileiras.
- Tipos de Dança- Maculelê, Axé, Pagode, Funk, Free step(Passos Livres), Forró, Street dance(Dança de Rua), Samba de roda, Break Dance e Reisado.
Monte Santo – BA
10.08.2012
Maculelê
Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o frevo.
Axé
O Axé (ou Axé Music) é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue e outros ritmos afro-latinos.
No entanto, o termo Axé Music é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. Sabe-se hoje, que nem toda música baiana é Axé, pois lá há o Samba-reggae, representado pelo Bloco Afro Olodum, o Samba de Roda, o Ijexá - tocado com variações diversas por bandas percussivas de blocos afro como Filhos de Ghandi, Ilê Aiyê e Muzenza, entre outro
Pagode
Pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro, a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais, muito comuns no subúrbio da