danças típicas
Região Norte Amazonas (AM) Camaleão: O Camaleão é uma dança de pares encontrada nos festejos de colheita, referente ao lagarto, no sertão da Paraíba, zona rural do Rio Grande do Norte e no Amazonas. É dança de pares enlaçados com aparência dos Fandangos sulistas, embora possua características peculiares da região nordestina. Os casais desenvolvem coreografia constituída por sete passos, denominados jornadas. Em fileiras executam passos laterais de deslize, cortesia entre os pares, palmas na mão do parceiro, troca de lugares, sapateados rítmicos, requebros, palmeados de mulheres e homens entre si terminados no passo inicial. O acompanhamento musical é feito por viola, cavaquinho, rabeca e violão.
Dança do Maçarico: apresenta música saltitante com coro alegre e animado. Os dançarinos, organizados aos pares, desenvolvem uma coreografia constituída por cinco diferentes movimentos: “Charola”, “Roca-roca”, “Repini-co”, “Maçaricado” e “Geleia de Mocotó”. Os pares, ora enlaçados ora soltos, dão passos corridos para frente e para trás, de deslize lateral, volteios rápidos, rodopios ligeiros, culminando com uma umbigada. A música é executada em sanfona ou acordeão, viola, violão, rabeca, tambores pequenos pífanos.
Pará (PA) Carimbó: Uma dança de roda que é constituída por homens e mulheres, com um solista no meio que dança com requebros, trejeitos, passos miúdos arrastados e ligeiros. O clímax da apresentação é quando a dançarina, usando amplas saias, consegue cobrir algum dançarino, volteando amplamente o vestido. Este gesto provoca hilaridade entre todos. Caso