Dança
Ano
4º e 5º
Introdução
A dança inserida no meio escolar deve ser concebida como forma de articulação e construção de conhecimento, com seus objetivos e conteúdos específicos. Objetivos estes relacionados à formação mais integrada do aluno, desenvolvendo o corpo e o movimento de maneira expressiva, comunicativa e criativa. Na contramão de uma série de exercícios espontaneístas ou somente lúdicos, ou ao aprendizado de um “estilo”/código de dança específico, a visão de dança proposta refere-se à um trabalho consciente e criativo que oriente o aluno a conhecer seu corpo, explorar e desenvolver seu movimento, interagindo com o outro, o espaço da escola e outras linguagens artísticas e/ou conteúdos de outras áreas. Um processo de construção de conhecimento e criação constante.
Levar em conta os limites físicos dos alunos, valorizar e estimular sua movimentação particular, acolher diferenças e trabalhar com elas na dinâmica da aula é fundamental para o desenvolvimento do potencial criativo e expressivo do aluno em dança. Certo e errado são então relativizados, se o objetivo não é a reprodução de uma coreografia com passos ensinados pelo professor, mas sim uma construção conjunta em que a dança/coreografia é resultado do um processo de aprendizagem vivenciado.
A sala de aula, com espaço livre e se possível um chão adequado (madeira/quente), e a organização deste espaço são essenciais para o bom andamento da aula. Isto inclui a definição de um espaço específico para colocar os sapatos e outros combinados de utilização da sala que podem ser decididos conjuntamente com os alunos.
Conteúdos
- Som e movimento
- A relação entre som e movimento é intrínseca ao ser humano. Na criança, esta relação acontece de forma direta. Na dança, a relação com a música também é muito presente e, pode ser trabalhada de diferentes maneiras. Dissociá-la é uma boa forma de perceber e abrir a possibilidade de novas relações