Dança
O corpo humano possui várias formas de linguagem e expressividade de seus sentimentos e sensações. A música proporciona o encontro entre a ação e a imaginação, fazendo com que o aluno mova as partes do corpo de forma rítmica e harmoniosa. Os movimentos devem ser encaixados nas frases musicais de acordo com a criatividade do professor e o grau de absorção e de execução dos alunos, sempre respeitando suas limitações físicas de força e agilidade.
A linguagem corporal leva os alunos a descobrirem o simples e natural da expressão dos seus gestos que os contagia, levando-os a entender que somos corpos e que estamos envolvidos a todo instante com outros corpos e com o meio que os envolvem.
A emoção, a liberdade de criação, a expressão corporal são elementos facilitadores no fortalecimento da identidade do educando, na sua auto-estima da qual resulta uma aprendiza-gem prazerosa.
A dança acompanha o homem desde as mais antigas civilizações até nossos dias. Atualmente está muito presente nas escolas de ensino médio e ensino fundamental, onde desempenha um papel educativo que atende às necessidades e metas da educação, contribuindo para o desenvolvimento humano integral.
A concepção da dança exige do professor dinamicidade, criatividade e muita pesquisa das vivências socioculturais, pois “a dança, hoje, retrata as ansiedades, idéias, necessidades e interesses da nossa época, aliadas à forte necessidade do ser