Dança
361
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE DANÇA NA
PERSPECTIVA EDUCACIONAL
PRODUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE ABOUT DANCE FROM AN EDUCATIONAL
PERSPECTIVE
Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan∗
**
Gisele Maria Schwartz
RESUMO
Este estudo qualitativo investigou as produções do conhecimento científico referentes à dança na perspectiva educacional.
Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, selecionados pelos termos “dança e educação”, e na Plataforma Lattes, para informações sobre as publicações que traziam a dança nos títulos dos artigos completos publicados em periódicos no período de 2005 a 2010. Os resultados, analisados descritivamente por Análise de Conteúdo Temático, indicam a predominância de publicações sobre dança na área de Artes, seguida pelas de Educação e Educação Física. Seu potencial de intervenção vem sendo evidenciado e reconhecido em uma perspectiva educativa nos estudos focalizados, especialmente associando-se à transdisciplinaridade e à educação estética em interface com os contextos sociais, culturais e terapêuticos. Devido à sua complexidade e abrangência, o campo de estudos sobre a dança apresenta lacunas que ainda necessitam novos direcionamentos e discussões por parte do meio acadêmico.
Palavras-chave: Dança. Conhecimento. Educação.
INTRODUÇÃO
O ser humano sempre utilizou seus movimentos corporais como forma de expressão, autossuperação, transformação e comunicação consigo mesmo e com o outro, o que, ao longo da História, despertou a elaboração de diferentes formas de manifestações corporais, inclusive com o surgimento da sistematização dos diversos estilos de dança. Considerada a primeira manifestação do emocional humano e a mais antiga das artes (ACHCAR, 1998;
CAMINADA, 1999), a dança utiliza a vitalidade do corpo humano em movimento, tanto como
forma