Dança
Educação Física
Origem Dança
A dança surgiu praticamente junto com a humanidade, tendo no princípio, um aspecto mágico, quase irracional, e constituindo-se como uma forma de contato com o sobrenatural. As pinturas rupestres encontradas em diversas cavernas mostram que os homens primitivos realizavam danças coletivas. A dança evoluiu, posteriormente para rituais religiosos, que ainda mantinham o aspecto mágico. Por fim, na Grécia antiga, deixou de ser somente utilizada com fins religiosos, sendo incorporada também as tragédias gregas.
Ao longo da história ela esteve presente em todas as civilizações e passou por diversas mudanças, como sua repudia no período medieval, até seu florescimento na Itália renascentista, com o balé na corte. Depois surgiu a dança moderna, que se libertou dos movimentos virtuosos e rígidos do balé clássico, na busca por uma espontaneidade de movimentos e formas.
Desde a antiguidade, a humanidade já tinha na expressão corporal, através da dança, uma forma de se comunicar. Na Antiguidade a dança revestia duas formas: dança sacra, muito difundida em ritos religiosos e a dança profana. No séc. XV foi introduzida em festas comemorativas, assumindo um sentido social apenas como entretenimento e como recreação. Desde então a dança social foi se transformando e aos poucos se tornou acessível às camadas menos privilegiadas da sociedade que já desenvolviam outro tipo de dança: as danças populares.
A dança é uma das Três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre)
Dança no Brasil
O Brasil é um país muito extenso, com uma grande diversidade artística e cultural. Esta diversidade é fruto da mistura entre os vários povos que habitaram o país ao longo de sua história.
Em cada região brasileira as linguagens artísticas se desenvolveram com características próprias, como