Dança
2. ESTRUTURA DA AULA A aula de Dança Criativa encontra-se dividida em diferentes secções, que correspondem não só à progressão do desempenho físico e mental exigido, mas também a uma abordagem e forma de organizar a actividade realizada na aula.
A aula está dividida em 4 fases:
1. Actividades Preparatórias
2. Treino
3. Clímax
4. Conclusão
2.1 Actividades Preparatórias: As Actividades Preparatórias visam - O aquecimento e relaxamento do corpo
Descrição - actividades que promovem a circulação: friccionar, esfregar, percutir, bater palmas, dobrar e esticar sem esforço. Actividades de mobilização das articulações e de relaxamento da tensão: balançar, movimentos de circundação. Movimentos de fortalecimento: alongamento seguido por um colapso (por exemplo espreguiçar e depois relaxar), puxar, empurrar, segurar, nestes movimentos o relaxamento entre as acções é essencial para permitir que o músculo se recomponha da tensão exercida. Sequências de deslocamentos: que aborde simplesmente a consciência espacial, e a consciência espacial em relação aos outros colegas de turma.
Nota ao professor - o professor deverá estar atento não só ao objectivo de preparação física, mas também ao aspecto social; sendo que os alunos deverão estar dispostos não só de forma a poderem observar o professor, mas também os colegas, dispondo-se a turma em círculo ou semicírculo. Deve ser dada a possibilidade de deslocar pelo espaço, de forma a que os alunos possam ver e cruzar outros, e observar a sala de diferente forma, como que entrando no espírito da aula de dança criativa, e separando-se das outras actividades realizadas normalmente. As actividades preparatórias devem ser escolhidas de forma a não serem muito esforçadas quer física ou mentalmente, com movimentos fáceis de executar, de pouca duração, que não necessitem de muita orientação, nem de concentração. Deverá ser dada atenção aos segmentos inferiores do corpo (pés e pernas) que