Dança
DEMONSTRAR OS PEQUENOS CONCEITOS SOBRE O MESMO MAS CONCERTAMENTE EM SOCO PÉ.
Definição:
Esta manifestação cultural teve o sua origem numa sociedade de trabalhadores nativos, onde os grupos de amigos se ajudam mutuamente nas suas gleba, e esse trabalho deu-se o nome de Quitambú. Houve um dia, durante a lavoura, um dos amigos começou a entoar cânticos em crioulo forro, e os outros iam-nos acompanhando, fazendo coro. A partir dai, começou a ideia de se ir introduzindo instrumentos próprios para criar as melodias. Os nativos decidiram denominar esta nova manifestação de “Baile” ou “Bilanguá”, no entanto são os colonizadores que decidem chamar de “ Socopé”.
Portanto o socopé é uma dança única de inspiração genuinamente são-tomense, em que as musicas são cantadas em forro, com musica que satirizam a sociedade.
Socopé – ou Bilanguá- é considerada a musica mais santomense de todas, por ter um ritual complicado, onde todos se entregam de corpo e alma. Alem disso, está hierarquizada por grupos masculinos e femininos.
Caracteristicas:
A dança tem uma hierarquia muita complexa:
As mulheres vestem quimones e saias de sangue (membra)´ com lenço e banda coloridas que lhe atravessam ao peito, com uma organização semelhante á dos homens.
Os homens , por seu lado, usam camisas de mangas compridas , divisas e galões e fitas atadas nos chapéus. O presidente e a presidente destacam-se no grupo por serem eles a darem as ordens.
A composição e o cenário
A dança tem uma hierarquia completa e numerosa:
A ala masculina é composta pelo presidente , vice-presidente , presidente de conselho, presidente do comando de caminho-de-ferro, o secretário, o inspector de cântico, o comandante do cântico, o primeiro cantor, os sócios tocadores , dois chefes de trânsito.
A ala feminina, ou as membras, tem uma hierarquia semelhante á dos homens: presidente, vice-presidente presidente de conselho, presidente do comando de caminho-de-ferro, o secretário,