Dança
Introdução
Neste trabalho poderemos saber mais um pouco sobre o José Saramago, onde e quando nasceu, por onde andou a sua vida, o que fez e conseguiu ao longo do seu percurso e por fim diz-nos onde e quando morreu.
No Memorial do Convento encontramos um pequeno resumo, que fala nas partes mais importantes da história que passou no Convento de Mafra. Podemos também ver as características do livro, caracteriza-se também o Narrador, como é que ele é perante o autor e caracteriza-se também dos personagens do texto, uma não é das mais importantes mas é bom sempre relembrar, D. Ana.
José Saramago
José de Sousa Saramago (Golegã, Azinhaga, 16 de Novembro de 1922 — Tías, Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
A sua vida é passada em grande parte em Lisboa, para onde a família se muda em 1924 – era um menino de apenas dois anos de idade. Dificuldades económicas impedem-no de entrar na universidade. Demonstra desde cedo interesse pelos estudos e pela cultura, sendo que esta curiosidade perante o Mundo o acompanhou até à morte. Formou-se numa escola técnica. O seu primeiro emprego foi de serralheiro mecânico. Fascinado pelos livros, visitava, à noite, com grande frequência, a Biblioteca Municipal Central — Palácio Galveias
Aos 25 anos, publica o primeiro romance Terra do Pecado (1947), no mesmo ano de nascimento da sua filha, Violante, fruto do primeiro casamento com Ilda Reis – com quem se casou em 1944 e com quem permaneceu até 1970. Nessa época, Saramago era funcionário público. Em 1988, casar-se-ia com a jornalista e tradutora espanhola María del Pilar del Río Sánchez, que conheceu em 1986 e ao lado da qual viveu até à morte. Em 1955 e para aumentar os rendimentos, começou a fazer traduções de Hegel,