Dança tradicional
Disciplina: Educação Física
Tema: “Dança Tradicional”
Nuno Miguel Oliveira Dubois Salgado nº 14
10º K
24 Maio de 2012 Índice:
- Capítulo l : Introdução pág.3
- Capítulo ll : Desenvolvimento pág.4
2.1.2. Dança Tradicional
a) Caracterização das danças Folclóricas pág.4
b) Caracterização do Malhão pág.6
c) Coreografia do Malhão pág.7
- Capítulo lll : Conclusão pág.9
- Capítulo l: Introdução:
Este trabalho foi me proposto pela professora Manuel Barbosa, da disciplina de Educação Física.
Este trabalho aborda dança tradicional portuguesa.
Começo por apresentar no tema dança tradicional, falo especificamente sobre as danças folclóricas, caracterizando o malhão e sua coreografia.
- Capítulo ll: Desenvolvimento:
2.1. Dança Tradicional
a) Caracterização das Danças Folclóricas
*Definição
O folclore é a ciência que estuda as tradições populares nas suas várias manifestações (musica, dança, canções, provérbios, lendas, anexins, vestuário). Dá-se especial atenção à recolha sistemática de contos e canções populares, nas suas diversas vertentes, pois trata-se de um material de onde se procura extrair a base histórica de qualquer narrativa.
*Origem da dança
A origem da dança pode ser atribuída a um desejo universal de exprimir a emoção pela acção. Desde as civilizações mais remotas nos aparecem manifestações de dança acompanhadas de sons rítmicos de tambor, paus, bater as palmas, etc. Desde sempre se cantou e dançou simultaneamente. As danças folclóricas constituem o fundamento das formas coreográficas mais artísticas. São consideradas como a expressão mais espontânea da arte, mas cada dança encara tradições ancestrais, amiúde desconhecidas para os próprios dançarinos. A sua coreografia