Dança para educadores unidade i
DANÇA E ARTE: UMA VISÃO HISTÓRICA
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes 1ª ano do Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de Dança para Educadores sob a orientação da PProfessora: Auricélia Maria Simões dos Santos Pereira.
RIO CLARO / SP
2012
PERIODO MEDIEVAL (século V até meados do século XIV)
Nesse período a igreja se torna autoritária, detentora de todos os direitos sobre o homem, ou seja, ir contra a igreja é ir contra Deus, onde esta proíbe as danças por serem consideradas pecadoras. Mais tarde começam a inserir a dança dentro da igreja com santos e anjos, que eram feitas por camponeses. O teatro era totalmente ligado aos temas religiosos da bíblia. Nesta época surge a dança de salão ou de corte, já no século XVIII, ocorre uma reinvenção “metrificada” (musica e poesia) onde a beleza das formas seria exigida, assim aperfeiçoando o dançarino, adquirindo noções musicas e corporais. Ou seja, a retórica ao corpo, um culto da forma pela forma, que repetimos, parece ser uma constante do espirito francês, em todos campos da arte.
PERIODO RENASCENTISTA (meados do século XIV ao final do século XVI) Esse período que acaba com o total poder da igreja, e o homem passa a ter uma visão mais racional, as festividades entram em cena, comemorando casamento, colheita, o próprio carnaval dando ênfase as vestimentas caracterizando personagens e dançarinos com diversos acessórios. Ainda que surgido na França, onde os dançarinos eram só homens, começa ser inserido mulheres, formando o primeiro corpo de balé.
Podemos dizer que esse período foi marcante por ser o primeiro indicio da dança como espetáculo. O MOMO gênero de dança, tornou-se espetáculo quando passou a ser utilizado como atração entre pratos de um banquete. No século XV o MOMO estabilizou-se na corte.
PERIODO BARROCO (inicio do século XVII a