dança na escola
SEM”
AUTOR: Matheus Samarone Nascimento Ribeiro
PALAVRAS-CHAVE: Danças, Escola, Aluno, Professores, Educação Física
RESUMO
As aulas de educação físicas são os momentos em que os alunos tem a oportunidade de vivencias seus corpos, elas deveriam dar aos alunos uma oportunidade de vivenciar seus corpos e descobrir o que este corpo consegui fazer. O texto tem o intuito de mostrar que o conteúdo de danças tem o seu lugar nas aulas de educação física mas que por causa de profissionais não preparados nem sempre vem sendo trabalhada nas escola e vem dar ideias para que estes professores pelo menos deem o básico deste conteúdo que é riquíssimo e que muitas crianças não tem a oportunidade de vivenciar.
INTRODUÇÃO
Quando se fala em dança na escola, o que te vem na cabeça? Na de muito são aqueles momentos em que ensaiavam e dançavam para a festa junina que a escola promovia, se tiramos este momento não nos recordaremos de muitas coisas e que envolva a temática de dança. O que muitos não sabem é que o conteúdo de danças é um direito dos alunos tem de vivenciar durante as aula de educação física e dever do professor oportunizar ao aluno essa vivencia na dança.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da área de Educação Física diz que os professores de educação física tem que trabalhar Atividades Rítmicas e expressivas – onde se encontram mais subsídios para enriquecer o processo de informação e formação dos códigos corporais de comunicação dos indivíduos e do grupo. Já a Proposta curricular dos estado de Minas Gerais (CBC) diz “A dança instiga a percepção dos corpos uns dos outros, o diálogo, a vivência de diferentes ritmos, melodias e harmonias, enfim, ensina a sentir, a pensar, a agir e a comunicar-se. Isso permite àquele que dança uma aproximação com a sensibilidade, com o belo e a própria vida.
Uma questão comum na Educação Física, e que merece ser problematizada nas