dança das cadeiras
CONCEITO DA ATIVIDADE
Levar o grupo a valorizar cada pessoa e reconhecer a importância de todos, a pensar sobre a cooperação, a trabalhar a criatividade na busca de alternativas coletivas, além de ajudar a desenvolver a atenção, o ritmo, a agilidade, movimento e estratégia.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Colocar as cadeiras em circulo, sendo que o numero de assentos seja menor do que o de participantes, colocar uma musica para tocar, enquanto a musica toca, todos os jogadores dançam em volta das cadeiras, quando a musica parar, cada um deve tentar ocupar um lugar, a criança que não conseguir lugar sai do jogo e tira uma cadeira, o jogo prossegue até surgir um campeão.
RECURSOS NECESSARIOS
INSTALAÇÕES: Quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula, no quintal, dentro de casa, salão de festas ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade.
MATERIAIS: Cadeiras, som e pessoas.
PARTICIPANTES: Cinco ou mais
MONTAGEM
Deixar o local limpo, organizado e preparado para realizar a atividade.
FUNCIONAMENTO
É outro tipo de brincadeira "musicada". Precisa-se também de cadeiras/bancos para a brincadeira. Por exemplo, se tiverem 10 participantes, serão necessárias nove cadeiras. As cadeiras são postas em círculo (Com a parte de sentar voltada para fora), e os participantes ficam girando em volta das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem sentar rapidamente. Como há uma cadeira a menos, um participante ficará em pé, esse é eliminado da rodada. Na rodada seguinte, uma cadeira deve ser retirada e repete-se o mesmo processo e assim sucessivamente, até terem-se apenas dois participantes e uma cadeira, dos dois últimos, o que sentar na cadeira vence!
POSSIBILIDADES DE ADAPTAÇÃO
Dança das cadeiras alternativas. Colocar várias cadeiras espalhadas pelo local da atividade, uma a menos, em cima de cada uma delas, colocar uma bexiga, todos estarão vendados e uma musica deverá ser iniciada, quando a musica parar eles deverão