Dança criativa
A dança criativa propõe às crianças um percurso para a descoberta do corpo, do movimento e das potencialidades expressivas e criativas. Sob a forma de jogo, a criança explora as suas possibilidades de ação e repouso, desenvolve a coordenação e a relação com a música. Por meio de pequenas coreografias, estimula-se o aumento da capacidade de memória da criança. Permite não só a realização de várias atividades expressivo-motoras, que são consideradas entre as mais educativas, como também se tornam um verdadeiro instrumento didático na escola e na vida social.
O ensino da psicomotricidade por meio da dança oferecerá a possibilidade de os alunos desenvolverem a capacidade de interiorizar conceitos topológicos e espaço-temporais construídos a partir da conjugação da música, suas imagens e sua emotividade.
Dessa forma, a educação motora, sonora, musical e visual encontram neste projeto um aliado precioso, não só para se relacionarem entre si, mas também para se relacionarem com a história, geografia, literatura, línguas estrangeiras e teatro.
Assim, torna-se o ensino menos abstrato e mais focalizado, permitindo uma participação interpretativa e criativa e desenvolvendo conceitos psicomotores base, tais como coordenação, lateralidade, força e flexibilidade, para além de favorecerem a socialização por meio da aplicação de regras e descoberta de novos contextos estéticos e socioculturais.
Alguns benefícios da dança criativa para crianças de 3anos:
1- Estimula o funcionamento do cérebro- Qualquer tipo de movimento serve para conduzir informações ao sistema nervoso central. Caminhar é uma forma de alimento para o cérebro, andar de bicicleta é outra, assim como dançar. Acontece que a Dança consegue alimentar esse sistema nervoso de um modo ainda mais refinado com a série de movimentos a ela atrelados. Assim, quanto mais cedo uma criança aprende a dançar, mais "inteligente" seu corpo se torna em razão da qualidade desse estímulo.
2-