Dança Clássica
Os quatro casarões, todos de modelo colonial, ainda hoje conservam a maior parte de suas características originais, mesmo depois de um século. Eles estão localizados na Chácara Santa Rita e nas Fazendas Santa Rita, São Bento e Babilônia. Além da influência direta na vida de algumas famílias de Santa Rita do Araguaia, os casarões fazem parte do acervo cultural e arquitetônico da região sul do estado de Goiás e contribuíram diretamente para o surgimento das cidades de Santa Rita e Alto Araguaia - MT Nem sempre Santa Rita do Araguaia teve este nome. O município já foi conhecido como Araguaia, por causa da população que margeava o Rio Araguaia de um lado e do outro, mais tarde sendo conhecida também como Ivapé, que na língua indígena Tupi, significa caminho das frutas. Esse último nome derivou dos enormes pomares que eram notados nos quintais de algumas casas e de algumas fazendas, pomares estes que eram famosos em toda região.
Mas foi ao redor destes casarões, que eram sedes das fazendas, que começaram a surgir outras construções que posteriormente se tornaram um vilarejo e, logo depois, nas cidades. O casarão, localizado na Fazenda Santa Rita, traz consigo além de histórias de construções com modelos diferentes, retratos da religiosidade de uma família tradicional.
A construção teve início em 1895 por José Manuel Fernandes Salgueiro e Maria Julia Carvalho Vilela Salgueiro. Esse casarão, mais parecido com modelos portugueses, era raro de ser encontrado. O material usado nesse tipo de construção era importado da Europa por um preço alto para os padrões de renda das famílias da época. José Manuel vendo a necessidade de ter mantimentos