danubia
O treino da velocidade nas faixas etárias 6/10 anos e 10/13 anos
A freqüência do movimento conhece durante estes periodos um aumento considerável aproximando-se do máximo. Também a velocidade de reação se desenvolve fortemente durante estes períodos atingindo no seu final um valor semelhante ao do adulto. A partir desta idade o progresso na velocidade de reação deve-se fundamentalmente a uma cada vez melhor capacidade de concentração.
Neste contexto, parece pois ser muito importante para a formação da criança e do eventual futuro desportista que desde muito cedo lhe seja proporcionada uma grande percentagem de atividade onde predominem exercícios que apelem às diferentes componentes da velocidade.
2.3.4-A FLEXIBILIDADE
Flexibilidade é a capacidade de executar movimentos com grande amplitude.
A flexibilidade ativa é produzida utilizando forças internas como acontece, por exemplo, quando executamos flexões do tronco à frente.
A flexibilidade passiva é produzida por forças externas (a força da gravidade, a força feita por um companheiro, etc.)
A flexibilidade estática verifica-se quando se sustenta, durante um certo tempo, uma determinada posição da articulação.
A flexibilidade dinâmica é, em geral, maior do que a estática, essencialmente quando se utilizam exercícios em que os músculos trabalham de furma interna.
A flexibilidade geral refere-se à amplitude normal da oscilação das