Daniel
JOSE DANIEL ZAGO
CORTES – TIPOS DE CORTES
UBERABA
2012
JOSE DANIEL ZAGO
CORTES – TIPOS DE CORTES
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão da disciplina de Expressão Gráfica I - Prática, no 1º semestre do ano de 2012.
Profº. Orientador: Fabricio Zanini Soares.
UBERABA
TIPOS DE CORTES
Corte Longitudinal – o plano de corte paralelo ao plano de projeção é chamado plano longitudinal. Este plano de corte divide o modelo ao meio, em toda sua extensão, atingindo todos os elementos da peça. São desenhos onde o objeto é representado como se tivesse sido cortado por um ou mais planos verticais, os quais devem ter sua posição determinada nas plantas baixas.
[pic][pic][pic]
Corte Transversal – o plano de corte, que é paralelo ao plano de projeção lateral, recebe o nome de plano de corte transversal.
[pic][pic][pic]
Meio Corte – o meio corte é efetuado por dois planos concorrentes no eixo da peça. Sua identificação é semelhante ao corte total porém apenas um quarto da peça é suprimido. Em peças simétricas é preferível fazer um meio corte em vez de um corte completo. Desta forma, o meio corte mostra não só o interior como também o exterior da peça ao mesmo tempo.
[pic] [pic]
Corte parcial – para o corte parcial não é usada qualquer simbologia de indicação e identificação de cortes. Nota se apenas que, na vista onde o corte parcial é efetivamente visualizado, o corte é delimitado por uma linha continua fina ondulada.
[pic]
Desvio – com relação a identificação, o corte paralelo é semelhante ao corte total. Porém para atender todos os detalhes da peça este pode efetuar desvios ortogonais. Chama-se novamente a atenção para o reforço efetuado