daniel redação
Realismo em Geral e no Brasil.
Manaus / AM
Agosto / 2013.
Raymisson Felizola, Kacilda Barros, Ruan Axl, Jhersy Winchester,
Thalya Barbosa, Karolinny Godinho, Daniel Silva, José Edimar,
Matheus Filipe, Jonathan Oliveira, Renato Lima, Francisco Christian e Carlos Júnior.
1º ano 04.
Realismo em Geral e no Brasil.
Manaus / AM
Agosto / 2013.
Introdução.
Neste trabalho será abordado sobre o Realismo, onde o período é bastante confuso com o Período Romântico que surgiu antes do Realismo e o Período do Naturalismo que surgiu posteriormente. O Realismo surgiu a partir da segunda metade do século XIX.As ideias do Liberalismo e Democraciaganham mais espaço.As ciências evoluem e os métodos de experimentação e observação da realidade passam a ser vistos como os únicos capazes de explicar o mundo físico.Em 1870, iniciam-se os primeiros sintomas da agitação cultural, sobretudo nas academias de Recife, SP, Bahia e RJ, devido aos seus contatos frequentes com as grandes cidades europeias.Houve também uma transformação no aspecto social com o surgimento da população urbana, a desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado.
O realismo manifestou-se principalmente na pintura, onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. O sentimento de tristeza se expressa claramente através das cores fortes. Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, este artista destacou-se com as seguintes telas: Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintores deste período foram: Honoré Daumier, Jean-François Millet e Édouard Manet.
Na literatura as Nas obras em prosa, o realismo atingiu seu ápice na literatura. Os romances realistas são de caráter social e psicológico, abordando temas polêmicos para a