Daniel kahneman
Centro Sócio Econômico
Administração 2011.1 Diurno
Disciplina: Introdução a Economia de Empresas
Alunos: Caio Corrêa Costa, Iago Ramon Schmitt, Renan Hubert, Robson Cechinel Jr
DANIEL KAHNEMAN
Florianópolis, Abril de 2011
Introdução
Nesse trabalho vamos conhecer Daniel Kahneman, sua biografia e sua contribuição ao pensamento econômico, isto é, a mudança que ocorreu na economia com seus estudos sobre o comportamento humano. Antes, a economia era considerada apenas como uma ciência não experimental, o que começou a mudar com os trabalhos de Kahneman na área de psicologia cognitiva sobre o julgamento humano e tomadas de decisões sob incertezas, denominado Teoria do Prospecto. Veremos alguns exemplos e as diferenças entre Kahneman e Milton Friedman.
Quem foi o pensador
Daniel Kahneman nasceu em Tel Aviv, Israel, em 1934. Seus pais residiam na frança, onde sofreu com a invasão dos nazistas em 1940. Essa experiência o fez amadurecer mais rápido mentalmente. Ele se formou em 1954 na Universidade Hebraica de Jerusalém com especialização em psicologia e matemática. Logo após se formar ele serviu nas forças de defesa de Israel em psicologia, seu trabalho era principalmente de identificar as características dos soldados e dividi-los de acordo com suas características. Em sua experiência militar no setor de psicologia, ele observou a teoria de “Ilusão de validade”. Em 1956 saiu do exercito e foi para os Estados Unidos fazer doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley. Daniel recebeu diversos prêmios como: da Universidade de Louis em 2003, da Associação de psicologia da América em 2007 e o premio Nobel de Economia em 2002 pela teoria prospectiva. Entre as suas obras possui mais de vinte livros.
Contribuição ao pensamento econômico
Tradicionalmente, a economia considera que o comportamento humano é determinado pelos próprios interesses e que somos capazes de tomar decisões racionalmente. A economia