Daniel da silva
16 de Maio de 1814 — 6 de Outubro de 1878
Introdução
Daniel da Silva foi um importante matemático português. Este além de ser matemático, era também, oficial da marinha.
Publicou várias obras entre as quais: “Memória sobre a rotação das forças em torno dos pontos de aplicação”; “Propriedades gerais e resolução directa das congruências binómias”; “Da transformação e redução dos binários”; “Amortização anual média das pensões nos principais montepios de sobrevivência portugueses”.
Biografia
Matemático e oficial da Marinha, nasceu em Lisboa a 16 de Maio de 1814. Estudou na Academia Real da Marinha e na Academia Real dos Guardas-Marinhas, concluindo os correspondentes cursos em 1832 e 1835, respectivamente.
Daniel da Silva concluiu depois o Bacharelato na Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra em 1839. Entretanto, a Academia Real dos Guardas-Marinhas deu origem em 1845 à Escola Naval, enquanto a Academia Real da Marinha tinha sido integrada em 1837 na Escola Politécnica. Foi nomeado lente substituto da recém criada Escola Naval, ascendendo três anos depois a lente proprietário, cargo que desempenhou até se jubilar, em 1865. Nos finais de 1868 reformou-se de oficial de marinha, no posto de Capitão-de-Fragata.
Tornou-se sócio livre da Academia Real das Ciências de Lisboa em 19 de Fevereiro de 1851, sócio efectivo em 7 de Janeiro de 1852 e sócio de mérito em 20 de Janeiro de 1859.
Morreu a 6 de Outubro de 1878 com os seus 64 anos.
Conclusão
Daniel Augusto da Silva, matemático e oficial de Marinha, fez todos os seus estudos sempre com distinção, merecendo vários prémios não somente na Academia da Marinha, como na Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Matemática.
Devido à sua débil constituição física, cedo abandonou a carreira de oficial de Marinha tendo optado pela carreira docente. Foi nomeado lente da Escola Naval e dedicou-se