Daniel Almeida Modesto
O que é SAP?
Uma vez ocorrido o divórcio, o genitor detentor da guarda da criança, começa um processo de alienação parental (AP), que resulta em um distúrbio psicológico denominado síndrome da alienação parental.
Qual a diferença entre a simples alienação parental e a SAP?
Repare que Alienação parental é o simples fato de um genitor tentar induzir a criança a não simpatizar com o outro, por meio de injúrias, calúnias e difamações. Já a Síndrome da alienação parental é o distúrbio psicológico que se desenvolve na criança devido a ocorrência da alienação parental, ou seja, a SAP é conseqüência da simples alienação parental.
OBS: Para existir a SAP é necessário que antes exista a AP, mas n sempre quando existe AP existe a SAP.
Estágios de gravidade Estágio I Leve Neste estágio normalmente as visitas se apresentam calmas, com um pouco de dificuldades na hora da troca de genitor. Enquanto o filho está com o genitor alienado, as manifestações da campanha de desmoralização desaparecem ou são discretas e raras. A motivação principal do filho é conservar um laço sólido com o genitor alienador. Estágio II Médio O genitor alienador utiliza uma grande variedade de táticas para excluir o outro genitor. No momento de troca de genitor, os filhos, que sabem o que genitor alienador quer escutar, intensificam sua campanha de desmoralização. Os argumentos utilizados são os mais numerosos, os mais frívolos e os mais absurdos. O genitor alienado é completamente mau e o outro completamente bom. Apesar disto, aceitam ir com o genitor alienado, e uma vez afastado do outro genitor tornam a ser mais cooperativos Estágio III Grave Os filhos em geral estão perturbados e freqüentemente fanáticos.
Compartilham os mesmos fantasmas paranóicos que o genitor alienador tem em relação ao outro genitor. Podem ficar em pânico apenas com a idéia de ter que visitar o outro genitor. Seus gritos, seu estado de pânico e