dandara
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
“Visita técnica realizada no assentamento Dandara, na cidade de Belo Horizonte, no bairro Céu Azul.”
Janaína Taroni Januzzi
INTRODUÇÃO
A comunidade dandara está localizada no bairro Céu Azul, limite dos municípios de Ribeirão das Neves e Contagem , encontra-se também nas duas divisas das regiões administrativas de Pampulha e Venda Nova.
A ocupação do assentamento Dandara começou com 150 famílias, em cerca de 981 barracos, onde em alguns é possível encontrar entre dez a quinze pessoas em cada casa. Ou seja estima-se a presença de mais de quatro mil pessoas na ocupação urbana de Belo Horizonte.
O nome Dandara, foi uma homenagem a companheira de Zumbi dos Palmares, a ação foi realizada conjuntamente pelo Fórum de Moradia do Barreiro, as Brigadas Populares e o MST.
DESENVOLVIMENTO
A visita técnica realizada no dia 24 de agosto de 2013, ao assentamento Dandara, com duração de três horas, teve como objetivo principal observar o desenvolvimento e planejamento urbano e ambiental do local.
O grupo de estudantes de engenharia ambiental, acompanhado do professor Robson, fizeram algumas observações no local, tiraram fotos e conversaram com moradores, para perceber como funciona a vida das pessoas e o ambiente ao seu redor.
O Dandara é um assentamento informal, onde não possui rede coletora de esgoto, coleta de lixo, rede de energia e nem entrega de cartas pelo correio. Apesar de todas essas dificuldades, o “bairro” se destaca pela grande organização dos moradores quanto á distribuição dos terrenos e ruas.
Podemos observar ainda que alguns dos moradores do Dandara, têm uma preocupação quanto á preservação ambiental e desenvolvimento do local. Possuem fossas em suas residências, a rede de energia é bem organizada, sendo que nunca houve incêndios no local decorrente de ligações mal realizadas.
Foi observado um grande