Dancas tradicionais
Disciplina de: Educação Física
Tema: Danças Tradicionais e Internacionais
Trabalho realizado por: Ana Nunes 10ºF Nº4
Índice
Introdução …………………………………………………….…….... 3
Raízes da Dança ……………………………….……………...…… 4
Danças Tradicionais ……………………………….……………... 5
Danças Antigas ...……………………………….………………….. 6
Danças Religiosas ………………….…………………………….... 7
Brincadeiras e Jogos Bailados …...............................……. 8
Danças Actuais ……………………………………….…………..… 9
Danças Estrangeiras ………………………………….………….. 10
Danças Menos Conhecidas…………………………………… 11
Conclusão ……………………………….……………………………. 12
Bibliografia ……………………………….……………...…………... 13
Introdução
No meu trabalho eu falo sobre os vários tipos de danças que são praticadas em Portugal e em outros países estrangeiros também.
RAÍZES DA DANÇA
A história da dança de uma nação começa sempre antes de esta se definir como um Estado: para se apresentar uma imagem do que seriam as manifestações bailatórias no período pré-romano, tem de se ir buscar muito para trás os elementos indispensáveis para o entendimento desse passado próximo. Antes do mais, há a considerar que a Lusitânia (embora menos do que Portugal) saiu do heterogéneo panorama cultural Ibérico, no qual se combinaram as estruturas ibéricas originais, as cónias, as lígures, as indo-europeias (principalmente céltica e germânica), as semitas (fenícia, judia, árabe e berbere), as latino-romanas, as germano-bárbaras (godos e suevos), as franco-cristãs e mais modernamente as hispânicas, que em fusão magmática alteraram as terras e as gentes da Lusitânia (e de Portugal). Desta variedade nos dão conta a história arqueológica e, mais tarde, os primeiros fenómenos de história literária, "resumidos" nos cancioneiros que se apresentam como um "produto" da lenta evolução em que se caldearam aqueles elementos.
Na formação dos reinos peninsulares e mais tarde dos modernos países da Península, Portugal e Espanha, o agente aglutinador