danca
Apresentação do Negócio
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Escola de dança de salão é um negócio que está relacionado à socialização. Através da dança as pessoas ampliam seu círculo de amizade, se divertem e desenvolvem novas habilidades.
De acordo com a Associação Nacional de Dança de Salão, sediada no Rio de Janeiro, em 2010 comemora-se o bicentenário do primeiro registro de uma aula de dança de salão no Brasil. Praticada por casais, essa modalidade de dança surgiu na Europa, no período renascentista (séculos XV e XVI). É chamada de “salão” porque requer salas amplas para os dançarinos realizarem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes europeias que começou a ser valorizada. Do Velho Continente, ela seguiu para as colônias da América, Ásia e África.
A dança de salão chegou ao território brasileiro por obra dos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde pelos imigrantes de outras nações da Europa. Num país como o Brasil, com tão fortes e diferentes influências culturais, logo se mesclou aos ritmos dos povos indígenas e africanos, originando novas cadências, tipicamente brasileiras.
A dança de salão atrai clientes de todas as idades, porque apresenta uma variedade de ritmos que satisfaz todas as faixas etárias. Entre os ritmos dançados hoje nas gafieiras e bailes de dança de salão, encontram-se: Bolero - tem origem em danças espanholas do século XVIII. Ritmo