Dan A Cl Ssica
1- Introdução
2- Conteúdo (Dança Clássica)
2.1- O que é a dança clássica?
A dança clássica, também conhecida como ballet, é um estilo de dança originado no século XV na Itália, apesar de todos os passos levarem nome franceses que reúne uma série de técnicas e movimentos específicos. Com praticantes no mundo todo, a dança tem apresentação extremamente técnico, vocabulário próprio e para se tornar bailarino, ou bailarina, é necessária muita prática. Os espetáculos normalmente são realizados ao som de música clássica. Esta dança surgiu durante o Renascimento, na altura em que os casamentos e os eventos aristocráticos eram celebrados com bailarinos da corte, os quais mostravam as suas destrezas. Com o passar do tempo, os movimentos e os passos foram-se aperfeiçoando. 2.2- Características
A dança clássica exige uma grande concentração por parte do bailarino, o qual deve executar movimentos corporais com muita precisão, coordenação e graciosidade. O treino é imprescindível, já que muitas das formas do ballet requerem elasticidade e flexibilidade.
O ballet pode constituir uma peça autónoma ou ser intercalado dentro de uma ópera ou de uma obra de teatro. Dos vários estilos de dança clássica, mencionaremos o ballet cortesão, o ballet romântico e o ballet de acção.
O vestuário ocupa um papel fundamental na dança clássica. Os bailarinos usam roupa aderente ao corpo de modo a que os seus movimentos possam ser apreciados com maior facilidade. Calçam sapatilhas de dança com sola flexível e pontas dotadas de protecções, permitindo que a bailarina possa sustentar todo o peso do corpo com a ponta dos pés.
2.3 – História da dança clássica
O Renascimento cultural dos séculos XV / XVI trouxe diversas mudanças no campo das artes, cultura, política, dentre outras.
Dentro deste contexto, a dança também sofreu profundas alterações que já vinham se arrastando através dos anos. Nesta época a dança começou a ter um sentido social,