Damien Hirst
Damien Hirst (Bristol, 7 de junho de 1965) é um artista britânico, o mais proeminente do grupo Young British Artists.
Durante os anos da década de 1990 constituiu-se como líder dos "Young British Artists" (ou YBAs), Jovens Artistas Britânicos, dominando a arte britânica durante essa década e sendo amplamente conhecido internacionalmente. No início da sua carreira esteve muito ligado ao importante coleccionador Charles Saatchi, que foi responsável pelo seu enorme e rápido êxito com um muito dirigido trabalho de marketing. Em 2003 a relação rompeu-se completamente por grandes desavenças entre ambos.
O Sunday Times calculou a sua fortuna em cerca de 364 milhões de dólares (261 milhões de euros)
A morte é o tema central da sua obra, que sempre esteve rodeada de grande polémica mais ou menos premeditada e por conseguinte de um grande seguimento mediático; por exemplo, as autoridades de New York proibiram a exposição do seu "casal morto fodendo duas vezes", dos cadáveres de um touro e uma vaca flutuando em formol.
Em Agosto de 2007, este escultor vendeu por 100 000 000 USD (cem milhões de dólares), a obra 'Pelo amor de Deus', que consiste num crânio com mais de oito mil diamantes incrustados. O montante desta transacção é o mais alto pago até à data por uma obra de um artista vivo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Damien Hirst admite se inspirar nas ideias dos filhos para suas obras
O artista mais rico do mundo acredita que as crianças conseguem expressar melhor a criatividade do que os adultos.
Damien Hirst, o artista plástico que conseguiu reunir a maior fortuna em vida com o seu trabalho, admitiu, neste domingo, que se inspira nas ideias dos filhos para realizar algumas de suas obras.
O britânico disse ao jornal “The Guardian” que incentiva as crianças a inventarem e depois tenta elevar o nível das ideias que