Dalmo de abreu
Na Espanha também se utilizava da expressão estados para se referir a grandes propriedades de domínio particular.
Apenas no século XVI que o nome Estado aparece indicando uma sociedade politica, isso é utilizado como argumento para alguns autores que não admitem o surgimento do estado anterior ao século XVII.
Para a maioria dos autores a palavra Estado embora com diversos nomes, possui sempre a mesma designação a todas as sociedades politicas que, com autoridade superior, fixaram as regras de convivência de seus membros.
Existem inúmeras teorias a respeito do surgimento do estado , as quais podem ser reduzidas a três posições: a) O estado do mesmo modo que a sociedade sempre existiu, pois desde o surgimento do homem existe uma sociedade organizada que determina o comportamento de todo o grupo. b) Admite-se que a sociedade existiu por algum tempo sem o estado e este foi criado apenas quando houve a necessidade de atender as convivências sociais dos grupos. c) Só será denominado Estado a sociedade que possuir certas características politicas muito bem definidas.
As teorias não- contratualistas referentes ao aparecimento do estado podem ser agrupadas da segundo forma :
Origem familial ou patriarcal: Situam o núcleo social fundamental na família.
Origem em atos de força: O grupo que possuir uma força maior irá doninar o grupo que tiver uma força menor.
Origem em causas econômicas : Esse grupo defende que ninguém é auto suficiente, ou seja, as pessoas precisam umas das outras, sendo assimo Estado teria sido formado para se aproveitarem os benefícios da divisão do trabalho.
A ideia de origem no desenvolvimento interno da sociedade, a qual tem como principal