Dakota
DAKOTA SA
Aline Ferreira Farias
Betina da Silva
Gabriel Michaelsen
Katiane Silveira
Miguel Finger
Pedro Henrique Becker
Rosana Altenhofen
Novo Hamburgo, 20 de novembro de 2013.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho temos como finalidade avaliar o diagnóstico da empresa Dakota onde será executada análise financeira e econômica. Teremos como base as análises verticais e horizontais, indicadores tais como liquidez, endividamento e estrutura de atividade, os quais evidenciam os prazos, os ciclos operacionais e financeiros, e por fim rentabilidade e lucratividade.
A análise de balanços constitui-se num processo de medição sobre os demonstrativos contábeis, a sua verificação avalia a situação da empresa, em seus aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros. Sendo assim obtendo informações das demonstrações financeiras para a tomada de decisões, observando e confrontando os elementos patrimoniais e os resultados das operações, visando o conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, de modo que possa revelar os fatores antecedentes e determinantes da situação atual e, também, a servir de ponto de partida para definir o comportamento futuro da empresa.
2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
O Grupo Dakota, mais conhecido como Universo Dakota, foi fundado em 07 de dezembro de 1976, com uma pequena empresa de 10 funcionários e produção de 500 pares de calçados ao mês. Pouco mais de três décadas depois, a empresa multiplicou a sua capacidade produtiva para 90 mil pares de calçados/dia e o seu número de colaboradores para mais de 14 mil.
Atualmente o Universo Dakota é composto por três empresas: a Dakota S/A, que está localizada no estado do Rio Grande do Sul e possui duas unidades, a Dakota Nordeste S/A, localizada no estado do Ceará e com quatro unidades e a Mississipi Indústria de Calçados S/A, que está