Dados territoriais, societários e da população brasileira
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS
São Paulo – 19/03/2012
Trabalho referente à disciplina de Geografia do Colégio Machado de Assis ministrada pelo professor Cláudio.
São Paulo, 19 de março de 2012
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa demonstrar dados territoriais, societários e da população brasileira, com o intuito de mostrar as mudanças que ocorreram em cada região de nosso país, bem como as condições econômicas de cada uma delas, e o que isso tudo representa para o Brasil.
1. A População Brasileira
O Brasil possui aproximadamente 193 milhões de habitantes.
As taxas de natalidade e de mortalidade, em nosso país, são bastante altas.
A população brasileira tem, como elementos fundamentais:
- Os negros, descendentes de amigos escravos de origem africana.
- Os amarelos, de origem asiática, como os japoneses, chineses e coreanos.
- Os brancos, de origem européia, principalmente os portugueses, os espanhóis, os italianos, os franceses, os alemães, e os eslavos.
- Os índios, os verdadeiros e primitivos habitantes da terra brasileira, são hoje, estimados em 193, a grande parte deles habitando as reservas e parques indígenas.
A população brasileira é, na sua maioria, composta por jovens.
Dos habitantes da terra brasileira, cerca de 74% habitam as cidades e se concentram, em maior número, nas grandes regiões metropolitanas.
2. População brasileira e sua evolução
No último século a população brasileira multiplicou por dez: em 1900 residiam no Brasil cerca de 17 milhões de pessoas, no ano 2000 quase 170 milhões. Desde o primeiro recenseamento (1872) ocorreram várias mudanças no padrão da evolução demográfica brasileira.
No entanto, foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) que o crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade. Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto, acesso à água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos