Dados de Maceió
A cidade possui também um parque municipal aberto ao público, de 80 hectares onde é possível encontrar plantas típicas da Mata Atlântica e nascentes de várias correntes de água.
Relevo: São encontradas três unidades de relevo em Maceió: Planície, Baixada, Tabuleiros Costeiros e o Maciço Cristalino da Saudinha.
Maceió apresenta terras baixas predominantes, com altitudes inferiores a 100 metros, no entanto, ao noroeste, existem áreas que superam mais de 160 metros. A Serra da Saudinha, por exemplo, alcança 300 metros.
A Planície Litorânea ocupa menos espaço e tem a menor altitude (de 0 até 10 metros). Originada recentemente (quaternária), nela se predomina as formas de acumulação marinha, fluvial, fluviomarinha, fluviolacustre e eólica, representadas em terraços, pontas arenosas, restingas, cordões litorâneos, ilhas fluviomarinhas, recifes e lagunas.
Os Tabuleiros Costeiros são uma superfície de agradação composta basicamente por terrenos plio-pleistocênicos, também conhecidos como baixo planalto sedimentar costeiro. Apresenta relevo tipicamente plano, com suaves ondulações e altitudes geralmente inferiores a 100 metros.
Na faixa costeira, o trabalho de abrasão marinha (antes do presente), estabelecia contato direto do oceano sobre as encostas do tabuleiro deram origem às falésias fósseis, separadas atualmente do oceano por depósitos quaternários.
São cortados transversalmente por rios que correm em cursos paralelos, separados por interflúvios tabuliformes (dissecados e aplanados), formando vales e encostas fluviais, várzeas e lagunas. Destacam-se o Prataji e seus afluentes Messias ou Prata (integrante do Sistema Pratagy); Meirim e seu afluente, o Saúde; o Estiva e o Sauaçuí (divisa com Paripueira); além dos riachos: Carrapatinho, do Silva (que já abasteceu Maceió até