Dados de identifica o
Paciete de nome A.A.S,leito 108C,do sexo feminino,cor parda,61 anos,dona de casa,cristã,reside em Sobradinho(BA) casa própria juntamente com os seus 4 filhos,aposentada e viúva a 4 anos.A mesma foi admitida no dia 10/112014 na emergência do Hospital Universitário (HUT),sendo transferida em seguida para clínica médica e aguarda vaga na clínica cirúgica.
Diagnóstico:
Erisipela;
Osteomielite Crônica;
Artrite;
Hipertensão Arterial Sistêmica;
Diabetes Mellitus.
Exames Realizado:
RX;
Exames Laboratórias.
Medicações utilizadas:
Pancomicina;
Omeprazol;
Sinvastatina;
Tramadol;
Heparina;
Glicose;
Dipirona;
Cetaconazol.
Erisipela
Definição: A Erisipela é uma infecção provocada, geralmente por bactérias do tipo Streptococcus pyogenes grupo A. Quando as bactérias encontram uma porta de entrada nas camadas mais superficiais da pele, elas espalham-se, formando uma mancha avermelhada, que com a evolução da doença vai ficando quente e dolorosa. A Erisipela pode se desenvolver a partir de uma frieira entre os dedos dos pés, arranhões na pele, bolhas nos pés, coçadura de picada de inseto. A Erisipela não é um fenômeno imunológico, a doença é causada por um fenômeno tóxico.
Fisiopatologia: A Erisipela geralmente é causada por um tipo comum de bactéria, o estreptococo. Toda vez que há perda da barreira da pele, isto é, toda vez que a pele se rompe por algum motivo, o estreptococo pode penetrar pela pele e provocar uma infecção superficial que surge como uma mancha avermelhada com limites precisos que vai progressivamente crescendo, acompanhada de vermelhidão e calor. Depois as bactérias migram para os vasos linfáticos e provocam uma reação inflamatória que caracteriza a doença.
Fatores de risco: Os fatores de risco são aqueles fatores facilitadores ou que contribuem para o aparecimento da doença.
Diabetes descompensada.
Ferimentos constantes nos pés.
Micoses interdigitais (entre os dedos).
Micoses de unhas.
Mulheres mastectomizadas.
Obesidade.
Pés