Dados analógicos e dados digitais
EXEMPLOS: * Analógico – Analógico:
Dispositivos mais comuns: Rádio, TV;
Sistemas mais comuns: Telefone, rádio AM e FM, TV a cabo.
* Digital – Digital:
Dispositivos mais comuns: Codificador digital;
Sistemas mais comuns: Redes de área local, sistemas de telefonia.
* Analógico – Digital:
Dispositivos mais comuns: Codec;
Sistemas mais comuns: Sistema de telefonia, sistema de música.
* Digital – Analógico:
Dispositivos mais comuns: Modens;
Sistemas mais comuns: Dial-up de acesso a internet, modens.
Quando se converte um sinal analógico qualquer, em digital, são feitas amostragens em intervalos de tempo muito pequenos, onde em cada amostragem a amplitude do sinal naquele instante é medida e convertida em uma "palavra" binária.
Chama-se binária porque é formada por dois dígitos apenas. Numa quantização de 8 bits, por exemplo, essa palavra poderia ter como valor 01001101, ou 11000101 ou qualquer combinação possível entre 00000000 e 11111111.
O sistema Analógico: O padrão analógico de transmissão de dados consiste na geração de sinais elétricos baseados nas ondas eletromagnéticas que são contínuas. Como os sinais analógicos são contínuos, a qualidade de operação é mais exigente, pois na sua falha, o sinal deve ser gerado novamente desde o princípio.
O sistema digital: O padrão de comunicação digital consiste em pegar nos sinais analógicos, sejam de áudio ou vídeo e parti-los em pequenos pedaços representados por um padrão binário, conhecido como zero e um. Cada pedaço deste sinal originalmente analógico vai ser identificado por este padrão digital e passará então a representar apenas aquele novo número binário, ou digital. Para entendermos melhor esta