Dado digital com msp430
Objetivo
O objetivo deste experimento é introduzir a utilização dos modos de baixo consumo, além das interrupções e a linguagem Assembly e C voltadas para o MSP430.
Introdução Teorica
Os microcontroladores MSP430, tem modelo RISC de 16 bits e sua aplicação é voltada para modos de baixo consumo. O MSP430 conta com cinco modos de baixo consumo, sendo que três deles são os mais utilizados. No modo ativo, a CPU, o clock e os módulos ficam ativos e a corrente fica próxima a 300 µA, podendo ser reduzida de acordo com o Vcc. Outro modo é o LPM0 em que a CPU e o MCLK ficam inativos, o SMCLK e o ACLK ficam ativos e a corrente fica próxima a 85 µA. Em outro módulo o LPM3 a CPU, o MCLK, o SMCLK e o DCO ficam inativos e o ACLK fica ativo e a corrente fica próxima a 1µA. No último módulo mais utilizado, o LPM4 a CPU e o clock ficam inativos e a corrente próxima a 0,1 µA. Em todos estes modos, a descrição pode ser feita em linguagem Assembly e C.
As interrupções por outro lado, são funções chamadas por hardware, em que esta chamada é imprevisível para a CPU. Estas chamadas podem ser efetuadas pelos periféricos e pelo próprio núcleo do MCU (gerador de clock).
O misto de linguagens num mesmo código deve-se á propriedade de cada linguagem sendo ótima para cada caso que se queira. A linguagem Assembly é recomendada quando se quer velocidade, pois é constituída com menos instruções básicas do que em linguagens de alto nível (Como o C), já o C é recomendado para projetos com uma robustez maior.
O experimento conta com todos os elementos supracitados, uma vez que a descrição do que deve ser feito consta no Quadro 1.
Portanto, o problema a ser solucionado é um dado digital não-viciado, em modo de baixo consumo que use uma interrupção e que apenas 1 dentre 6 leds deve ser aceso a cada número.
Projetar um dado digital não-viciado com 6 valores possíveis, utilizando o modo 4 de baixo consumo do MSP430. O usuário deverá