Dadiva benevola de sangue
DAR SANGUE. PORQUÊ? * É impossível fabricar sangue, como tal os dadores são indispensáveis, já que o sangue é um bem escasso e necessário, muitas vezes com urgência.
* Graças à transfusão de sangue é possível salvar muitas vidas.
* Por cada dádiva, o Serviço de Sangue consegue obter diversos componentes que são necessários para o tratamento de muitas doenças.
ONDE POSSO DAR? * Para dar sangue diriga-se ao Instituto Português do Sangue, IP – Centro Regionais de Sangue de Lisboa, Porto e Coimbra ou ao hospital mais próximo com este serviço.
Instituto Português do Sangue, IP
Av. Do Brasil, 53 – Pav. 17
1749-005 Lisboa
Tel.: 217 921 000
POSSO DAR SANGUE?
Para dar sangue precisa de: * Trazer documentos que o identifiquem * Ter mais de 18 anos e menos de 60; * Pesar mais de 50 kg; * Ter passado mais de 3 meses (homem) ou 4 meses (mulher) desde a última dádiva.
Para dar sangue não pode: * Ser diabético dependente de insulina; * Sofrer do coração; * For epiléptico ou desmaiar frequentemente * Estar em jejum, ou a fazer a digestão * Usou drogas * Ingeriu álcool nas últimas 12 horas; * Fez tratamentos dentários na última semana; * Não estar grávida ou a amamentar * Teve algum episódio de febre nas últimas 2 semanas; * For portador de alguma doença infecto-contagiosa,
APÓS A DÁDIVA * Ingira muitos líquidos e evite alcool * Não fume na próxima hora; * Evite fazer esforços
O QUE FAZEM COM O MEU SANGUE? * O sangue é separado nos seus componentes (glóbulos vermelhos, as plaquetas glóbulos brancos e o plasma) para se poder dar a cada pessoa aquilo que necessita.
SAIBA QUE… * São criados a medalha de dador de sangue (apartir de 20 dadivas), o diploma (a partir de 10 dadivas) e o distintivo (a partir da 5 dadivas ou para quem se evidenciado por actividades que estimulem a doação), para galardoar a dedicação inerente à