Dada
A praça de pedágio é tão intensa com o ruído de caminhões e carros que passam aos milhares pela Praça de Pedágio, sob sol forte ou chuva intensa, os arrecadadores de pedágio trabalham em cabines ou na pista dos pontos de cobrança para garantir a passagem rápida de veículos em diversas praças de pedágio no estado de São Paulo. Sabendo-se que o estado de São Paulo tem o maior número de pontos de cobrança do Brasil.
A função, relativamente nova, cresce com a expansão dos pedágios no país. A rotina de quem mantém as praças oscila entre o desafio de atender bem e rapidamente e o perigo de trabalhar entre veículos de todo tipo e tamanho. Somado ao convívio nem sempre harmonioso com o público.
A disposição em resolver problemas nem sempre é bem interpretada pelos motoristas. “O carro não pode ficar parado” Agressões verbais são comuns e junto com acidentes são o principal problema da categoria. Para a admissão de um novo colaborador, é necessário que ele passe por um treinamento de no mínimo 15 dias antes de assumir uma cabine de arrecadação.O treinamento é divido em duas etapas:
1ª Etapa:
1ª. Conhecimentos das normas da empresa e a cartilha do arrecadador, que são:
A- Conhecimentos das normas regulamentadas e disciplinares, juntamente com deveres e obrigações:
-Após a conferência do troco na tesouraria o arrecadador fica responsável pelo seu numerário até o final do seu turno.
B-Cartilha do arrecadador, que contem:
1-Cordialidade e simpatia com o usuário:
A onde o arrecadador tem que sempre cumprimentar o usuário com um simples (bom dia, boa tarde e boa noite) e na liberação sem uma BOA VIAGEM.
2-A liberação do sistema para inicio do trabalho:
- Passando o cartão na leitora, para entrar no sistema e permanecendo o semáforo em vermelho. Avisar pelo HT (radio portátil) a sua sinalização para que possam ser tirados os cones, juntamente com a mudança de vermelho para verde. Assim a pista estará livre para inicio do turno.