Da terminologia do Distúrbio às necessidades Educacionais Especiais
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VIII
COLEGIADO DE PEDAGOGIA
MARIA DE CARVALHO SANTANA
IDENTIDADE ÉTNICA, EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Paulo Afonso – BA
Julho/2014
MARIA DE CARVALHO SANTANA
TEXTO DISSERTATIVO
IDENTIDADE ÉTNICA, EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Dissertação solicitado pela professora Floriza Sena, da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, para obtenção da nota da II unidade, graduanda em Pedagogia 3º período.
Paulo Afonso – BA
Julho/2014
A temática curricular na história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, passa a ser obrigatória com o objetivo de oferecer aos estudantes uma educação com a visão de acabar com a discriminação e desigualdade historicamente construída e que reconheça essas culturas como elementos fundamentais da sua própria cultura.
A formação dos povos brasileiros e os seus traços culturais que o herdou das etnias afro-brasileiros e indígenas dentro da sociedade brasileira faz parte da construção do nosso país. A descriminação e o preconceito a essas etnias vividas que se formou diante da história afro e indígena passa a ser abordado na grade curricular das escolas brasileiras. A identidade é um assunto ligado à história da humanidade dentro da nossa sociedade.
A dinâmica do ser humano dentro da sociedade define o papel de uma identidade especifica igualmente, livre e independente, é preciso insistir em uma sociedade de valores igualitária e democrática, e que o ser humano seja reconhecido e respeitado como sujeito de direito. Na luta pela liberdade e igualdade passa a ser a realidade de muitos países, a distância entre as culturas e a educação indígena no Brasil passa a ser um contexto de reflexão sobre uma diversidade de povos com línguas, costumes e crenças diferentes.
Os processos de ensino e aprendizagem, a concepção de