Da Revolução Urbana à Revolução Industrial
A Revolução Agrícola se transformou em Revolução Urbana por volta de 4000 a.C., com isso surgiram as Cidades e Estados. Essas primeiras organizações demandaram a criação de práticas administrativas que se estabilizaram e evoluíram nos séculos seguintes.
Por volta de 3000 a.C. desenvolveram-se as cidades da civilização suméria. A abundância de água levou os primeiros colonizadores da Mesopotâmia à colaboração para formar uma “sociedade de irrigação”. Os sacerdotes ficaram responsáveis para coordenar esse esforço, eles mandaram construir templos que se transformaram em centros de administração, lá trabalhavam funcionários que faziam anotações em placas de argila. Essas placas registram o recebimento, o armazenamento e o desembolso de produtos.
Com a unificação do Egito, por volta de 3100 a.C., tiveram problemas com inundação e seca, mas isso teve grande influencia levando-os a desenvolver uma mentalidade orientada para o planejamento de longo prazo. As pirâmides são os testemunhos de aptidões técnicas e administrativas mais conhecidos, para construí-las, os egípcios enfrentaram e resolveram problemas de administração de mão-de-obra. No período do Novo Império, os governos provinciais desapareceram para dar lugar a um governo centralizado. O Faraó se tornou o proprietário de todas as terras, com isso exigiu aos súditos uma