Da psicodelia de woodstock aos festivais tecnológicos do século xxi
Escolha do Tema
Da psicodelia de Woodstock aos festivais tecnológicos do século 21.
Revisão da Literatura
O conceito de ciberativismo é, segundo David de Ugarte,
"toda estratégia que persegue a mudança da agenda pública, a inclusão de um novo tema na ordem do dia da grande discussão social, mediante a difusão de uma determinada mensagem e sua propagação através do "boca a boca" multiplicado pelos meios de comunicação e publicação eletrônica pessoal." (UGARTE, 2008)
O ciberativismo tem o poder de reunir grupos, utilizando os meios sociais digitais. A proposta do ciberativismo é proporcionar a todos maior informação e o poder para se divulgar livremente estes conteúdos e para causar maior visibilidade e uma chance de poder crescer estando no meio social.
Com base neste conceito, o presente projeto pretende idealizar um modelo de Festival Digital, utilizando recursos e ferramentas do design digital. O modelo para a execução deste projeto será o Festival de Woodstock, que com suas características específicas como o movimento psicodelista, recursos visuais, conceito “Paz e Amor”, comportamento e apelo revolucionário da juventude da época, conseguiu reunir cerca de 500 mil pessoas durante os 3 dias de festival.
A revolução digital está presente no nosso dia a dia, inclusive relacionando as pessoas de acordo com suas características, objetivos, expressões, interesses, valores, etc. De acordo com as palavras de Lemos,
“Essa revolução digital implica, progressivamente, a passagem do mass media (cujos símbolos são a TV, o rádio, a imprensa e o cinema) para formas individualizadas de produção, difusão e estoque de informação. Aqui a circulação de informações não obedece à hierarquia da árvore (um-todos), e sim à multiplicidade do rizoma (todos-todos)." (LEMOS, 2008).
Ou seja, nem tudo agora passa pelos meios de comunicação em massa até chegar ao