Da ideia a exibição
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Comunicação Social
Componente Curricular: Cinema
Professor: Rômulo Azevedo
Alunos: Caio Beutrão, Deivyda Camila, Júlio César e Geovanni Garcia
Da ideia à exibição: a construção de um filme
1ª Fase: reuniões gerais de produção
Estas reuniões são da mais alta importância. Nela o diretor e o produtor irão apresentar o projeto com detalhes, distribuindo cópias do roteiro detalhado, para que cada diretor técnico possa encaminhar as necessidades que terá na produção. Não é necessário que todos os envolvidos estejam presentes; muitos técnicos assistentes ainda não foram definidos, ou dependem do diretor técnico, mas é fundamental e imprescindível que todos os diretores técnicos estejam presentes, o fotógrafo, o diretor de arte (ou cenógrafo), o diretor de produção e o técnico de som.
Muitas vezes eles já fazem parte da equipe desde o início, na apresentação do projeto para leis de incentivo, mas dificilmente já terão equipe formada a esta altura. A partir desta reunião, cada diretor técnico irá montar sua equipe individual conforme a necessidade, bem como começar a preparar a análise técnica que diz respeito à sua função.
2ª Fase: análise técnica e cronograma
A análise técnica é de suma importância na pré-produção, porque através dela é que se saberá exatamente quanto o filme gastará e quanto tempo será necessário para realizá-lo. Disso depende um cronograma mais eficiente.
3ª Fase: escolha do Elenco
A escolha do elenco, também chamado de Casting, pode ser feita em diferentes momentos, até mesmo na etapa de elaboração do roteiro, que é anterior à pré-produção. A equipe de casting entra em contato com as agências ou os atores, organizam os testes, entram em contato após a seleção e cuidam junto à produção da supervisão do pagamento dos atores. A escolha do elenco é de importância fundamental: um ator ruim pode acabar com um bom filme, mas um bom ator pode